top of page

MUNDO Fitness  

 

com Equipe Edfitness 

Para cada aluno, existe um tempo para volta às atividades e isso dependem também de quanto tempo está longe dos treinos. "Depois de uma parada, a retomada deve ser gradativa, para minimizar o risco de lesões", adverte João Paulo, Educador Físico.

 

Longe dos treinos de 1 semana a 3 semanas;

1 semana: Perda leve de massa magra

 

A pausa de pouca duração na atividade física não foi suficiente para levar a uma perda significativa de massa magra.

 

Talvez note apenas uma pequena diminuição da força, observa William Langholz, Educador Físico da Edfitness Personal Trainer (MG).

 

Em linhas gerais, retorne gradativamente aos treinos com a mesma frequência de antes, fazendo as mesmas séries, tempos e repetições. Porém, se notar qualquer dificuldade com a carga nas primeiras séries, diminua um pouco a intensidade (Comunicando a todo o momento seu Professor responsável pela prescrição de sua rotina na Academia ou Consultando o seu Personal Trainer), para não se lesionar. A partir do terceiro ou quarto dia de treino, com a autorização do seu Professor responsável ou do seu Personal Trainer volte às cargas habituais.

 

Longe dos treinos há 1 Mês: as dificuldades podem aparecer;

1 mês: Perda considerável de massa magra

 

O corpo sofreu uma pequena perda de condicionamento cardiorrespiratório, massa magra, flexibilidade e resistência.


Para isso, procure ir um pouco mais devagar: se estiver acostumado a correr uma hora, por exemplo, três, quatro ou cinco vezes por semana, corram apenas 20 a 30 minutos, nos mesmos dias da semana, porém, com uma velocidade 20% a 30% inferior.

 

Se na bike, elíptico ou esteira, você utilizava a velocidade 7, baixe para 5 ou 6 para evitar dores musculares”, preconiza a Equipe Edfitness Personal Trainer. Na segunda  ou terceira semana, aumente gradativamente a intensidade dos treinos para, na quarta voltar ao ritmo de normal.

 

Lembrando que para sua sea a paciência é fundamental no retorno às atividades físicas pós-férias.

Veja como retornar à academia ou ao seu Personal Trainer e recuperar o tempo perdido nos treinos, sem prejudicar a saúde e com máxima segurança.

 

Após um afastamento temporário das atividades físicas, seja férias ou outro motivo, o retorno à prática de exercícios deve ser bem planejado e requer alguns cuidados. 

 

Voltar às atividades pós-férias é um desafio. Pois temos de ficar atentos a várias variáveis antes de reiniciar nossa rotina como, por exemplo, diminuir as cargas e intensidades, respeitando sempre o ritmo do nosso corpo. Mas se o afastamento é por muito tempo, então é importante cuidar dos excessos para evitar a sobrecarga natural da musculatura.

 

É imprescindível que se inicie suas atividades de rotina gradual, com exercícios bem leves e com aumentos de cargas gradativos, garantindo e preconizando assim uma volta mais segura e adequada sem riscos para saúde.

 

Quando promovemos uma pausa na prática da atividade física, nosso corpo leva um tempo para voltar ao ritmo normal e ideal. "Na falta de um exercício regular, a massa muscular, a flexibilidade, a resistência e a força vão diminuindo e, dependendo do tempo de pausa, podem voltar até mesmo aos níveis iniciais”, alerta Antônio de Matos Jr, Educador Físico.

Tirou férias do personal e da academia??

bottom of page